CAM - Escola Profissionalizante de Áudio de São João da Boa Vista - Escola CAM



(19) 99627-4199 / (19) 99936-5358
CFT CAM
Conselho Federal dos Técnicos
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LOGO DA ESCOLA CAM
ESPECIALIZAÇÃO EM ÁUDIO
CONHEÇA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA ÁREA DO ÁUDIO
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: *(Importante saber). Significando que todos que desejam se especializar nestes cursos, necessário se faz a realização do curso de ÁUDIO PROFISSIONAL. Direção CAM.
Mixagem
Programação
Projetos de
Sonorização
Técnico de Monitor
Expander Gate
Master Class
Compressor
Master Class
Alinhamento de Sistemas
Processador de
Efeitos
Microfonação e Captação
Gerenciador de Sistemas
Áudio Profissional
Mixers de Áudio
MIXAGEM/PROGRAMAÇÃO
CONHEÇA SUA PROGRAMAÇÃO
CARGA HORÁRIA:
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: OPERADOR DE ÁUDIO

MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00
(8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 5 dias
(8 horas aula/dia)

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

*As aulas serão de Segunda a Sexta - A cada matéria duas provas de avaliação serão aplicadas para o aluno!

PROGRAMAÇÃO:
- A MIXAGEM: (História da mixagem e o surgimento dos primeiros misturadores de sons), - EXTRUTURA DE GANHO: (Programação dos níveis de sinal de entrada nos níveis analógico e digital), - FILTROS HPF & LPF: (Como, onde e porque utilizar os filtros na mixagem. Técnicas e aplicações do uso dos filtros. Slopes por dB/oitava), - FILTRO SHELVING: (Conceitos e aplicações do filtro. Técnicas de utilização e aplicação do filtro), - FILTRO SWEEP: (Estrutura do filtro, conceitos e aplicações. Técnicas de utilização e aplicação do filtro), - FILTRO SEMI PARAMÉTRICO: (Conceitos e aplicações do filtro analógico e digital. Técnicas de utilização e aplicação nas mesas de som), - FILTRO PARAMÉTRICO: (Aplicação do Fator “Q” e leitura do “bandwidth) Conceitos e aplicações do filtro. Técnicas de utilização e aplicação), - ESTILOS DE MIXAGEM: (Mixando vários estilos musicais com o objetivo de obter o melhor equilíbrio entre os sons de cada estilo), - O COMPRESSOR: (Utilizando o compressor na mixagem. Quando, onde e porque utilizar o compressor na mixagem), - O EXPANDER GATE: (Utilizando o Expander Gate na Mixagem. Quais os critérios para seu uso. Como programa-lo na mixagem), - TÉCNICAS DE DOBRAS: (Como “dobrar vozes e instrumentos utilizando um repetidor”. Técnicas de dobras utilizando o PAN e filtros na mix), - EFEITOS NA MIXAGEM: (Como escolher o Reverb correto. Como utilizar um delay na mixagem. Quando utilizar um Chorus. Técnicas na mix)
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PROJETOS DE SONORIZAÇÃO
CONHEÇA SUA PROGRAMAÇÃO
CARGA HORÁRIA:
MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 vez por semana com duração de 5 dias
8 horas aula/dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

PROGRAMAÇÃO:
INTRODUÇÃO
Para que um equipamento de som tenha 100% de aproveitamento no processo de instalação, devemos fazer um levantamento ideal do local como:
1. levantamento dos dados do local onde será instalado o equipamento.
2. Altura, largura e profundidade para sabermos o tipo de equipamento que será adquirido!
3. Sistema de Line Array ou Sistema convencional

ESCOLHA DO MIXER
Após visita outros dados
também deverão ser levantados como a console de mixagem que deverá ser comprada de acordo com a quantidade de canais mínimos para uso!

SISTEMA DE SOM
Após o levantamento dos dados do local o sistema de som é escolhido para ser instalado observando alguns critérios técnicos como:
1. Cobertura das caixas no ambiente para uma projeção sonora ideal e adequada com alinhamento correto para não haver pontos de falta de som
2. Dimensionamento do Sistema quantos aos níveis de som no local!
3. Direcionamento do sistema para total ângulo de cobertura
4. Alinhamento do Sistema para obtenção máxima da inteligibilidade do som

CABEAMENTO
Está etapa tem como finalidade calcular o comprimento e a bitola dia cabos que serão instalados para evitarmos;
1- Perda de sinal
2- Cancelamento de fase
3- Curto circuito
4- Má qualidade de som
5- Mal contado nas soldas

FINALIZANDO
Como podemos notar, nos dias atuais é fácil vender um equipamento mas quando um projeto é bem feito e bem elaborado por um especialista, os custos serão bem aplicados evitando gastos desnecessários!

A NOSSA EMPRESA
A Empresa CAM de projetos de Sonorizaçăo mínimiza os investimentos direcionando o cliente para a aquisição correta de equipamentos de som e Iluminação!

TREINAMENTOS
Além dos projetos, venda e instalação somos uma empresa especializada a mais de 24 anos no processo de CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL nas áreas de Técnicos de Som e Iluminação.
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TÉCNICO DE MONITOR
CONHEÇA SUA PROGRAMAÇÃO
CARGA HORÁRIA:
OBJETIVO
Curso com o objetivo de treinar e formar o Técnico de Áudio para trabalhar no mixer de palco da bandas, artistas, igrejas e teatros.

MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 vez por semana com duração de 5 dias
8 horas de aula cada dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula cada dia

PROGRAMAÇÃO:
O curso consiste nas seguintes matérias de treinamento:
- O universo do Palco; - Input List; - Backline; - O Mixer de Monitor; - Conhecendo a Mixer de mixagem; - Vias de Monitor Mono; - Vias de Monitor Stereo; - Via do Side Fill; - Programando as Vias; - Identificação das Vias; - Mixando as Vias; - Mixando o Side; - Programando a console; - Alinhando as Vias; - Passagem de som das Vias; - Usando os filtros nas Vias; - Usando o Compressor nas Vias; - Alinhando o Side Fill; - Mixando nos Fones; - Passando o som do Artista; - Passando o som da Banda; - Mixando com ambiência.
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EXPANDER GATE MASTER CLASS
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CARGA HORÁRIA:
MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 vez por semana com duração de 5 dias
8 horas aula/dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

PROGRAMAÇÃO:
- O que é o Expander Gate; - Para que serve o Expander Gate; - Quando, onde e porque usar o Expander Gate; - As ferramentas do Expander Gate; - O que é o THRESHOLD; - O que é o ATTACK; - O que é o HOLD; - O que é o RELEASE; - O que é o RANGE; - O que é o DUKER; - O que é o FILTER; - O que é o BANDWIDTH; - O que é o DE-ESSER; - O que é SC FILTER; - O que é o SIDE CHAIN; - O que é o KEY FILTER; - O que é o DE-ESSER; - Tipos de EXPANDER GATE; - Aplicação na Bateria; - Aplicação na Percussão; - Aplicação nos Instrumentos; - Técnicas de Aplicação; - Automação do Expander; - Técnica de BG-Duking; - Diferença entre Modelos; - Como usá-lo na VOZ F; - Como usá-lo na VOZ M; - Como usá-lo na BATERIA; - Como usá-lo no Bumbo; - Como usá-lo na Caixa; - Como usá-lo nos Tons; - Como usá-lo na GTR; - Como usá-lo no BX; - Como usá-lo no Violão.

AULAS PRÁTICAS
As aulas práticas serão ministradas nos estúdios da escola CAM utilizando não só os Expander Gate analógicos quanto os digitais e também Plugins!
APOSTILA PLANILHA
Para o desenvolvimento do aluno será utilizado um material didático único e exclusivo para anotações dos exercícios e consultas rápidas para a boa firmação do profissional.
TÉCNICAS COM EXPANDER GATE
O aluno fará diversas mixagens e usará as técnicas com o Expander Gate em cada canal!
COMPARATIVOS
O uso do Expander Gate será gravado para comparação do antes e depois para que o aluno possa ouvir e sentir a diferença!
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COMPRESSOR MASTER CLASS
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CARGA HORÁRIA:
MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 5 dias
8 horas aula/dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

• DESCRITIVO DO CURSO:
As aulas práticas serão ministradas no estúdio da escola CAM!
O aluno fará diversas mixagens e usará as técnicas de compressão em cada canal!
O uso do compressor será gravado para comparação do antes e depois para que o aluno possa ouvir e sentir a diferença!

PROGRAMAÇÃO:
- O que é o Compressor, - Para que serve o Compressor, - Quando, onde e porque usar o Compressor, - As ferramentas do Compressor, - O que é o THRESHOLD, - O que é o RATIO, - O que é o ATTACK, - O que é o RELEASE, - O que é o MAKE UP, - O que é o HARD KNEE, - O que é o SOFT KNEE, - O que é o OVEREASE, - O que é o INTERACTIVE, - O que é o SIDE CHAIN, - O que é o KEY FILTER, - O que é o DE-ESSER, - Como usá-lo na VOZ F, - Como usá-lo na VOZ M, - Como usá-lo na BATERIA, - Como usá-lo no Bumbo, - Como usá-lo na Caixa, - Como usá-lo nos Tons, - Como usá-lo na GTR, - Como usá-lo no BX, - Como usá-lo no Violão, - Como usá-lo LR, - Como usá-lo como LIMITER

Leituras no Compressor:
MDSC - Margem Dinâmica Sem Compressão, ADC - Área Demarcada de Compressão, NPS - Novo Pico de Sinal, MDCC - Margem Dinâmica Com Compressão, GR1 - Ganho de Redução 1, GR2 - Ganho de Redução 2
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ALINHAMENTO DE SISTEMAS
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CARGA HORÁRIA:
MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 vez por semana com duração de 5 dias
8 horas aula/dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

PROGRAMAÇÃO:
-Introdução ao alinhamento de sistemas, -Conhecendo os parâmetros do sistemas de som, -Montagem no Grid e posicionmento das caixas, -Introdução ao software de acustica Smaart, -Conhecendo as Ferramentas para o Alinhamento de Sistemas, -Como usar o Smaart Live no alinhamento das caixas, -Smaart no modo de leitura SPECTRUM, -Smaart no modo de leitura De transferência, -Smaart e os tempos de Averaging, -Como usar usar o Decibelímetro no dB.SPL, -Curva de ponderação “A”, -Curva de ponderação “C”, -Como usar a Trena Digital, -Como usar o Termohigrometro, -Como usar o Microfone Calibrado, -Usando o pedestal no eixo de capitação do som para leitura dos sistemas, -Como usar a placa d áudio (configurações e ajustes), -Como usar o laptop com todas as ferramentas, -Como usar o pedestal no eixo de captação do som para análise de cada sistema, -Programando o Gerenciador de Sistemas, -Configurando os filtros LR e Butterworth, -Configruando a FASE, -Configurando o Delay, -Programando os limiters e compressores, -Programando a temperatura do Sistema, -Programando os filtros Paramétricos e Gráficos, -Ajustando o Sistema em FLAT, -Ajustando a cobertura do Sistema, -Alinhamento de Sistemas Lines, -Alinhamento de Sistemas Convencionais, -Alinhamento de Sistemas de Monitores.
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PROCESSADOR DE EFEITOS
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CARGA HORÁRIA:
MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 5 dias
8 horas aula/dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

PROGRAMAÇÃO:
- A origem dos Efeitos, - Conhecendo as máquinas de efeitos, - Conhecendo os Plugins de Efeitos, - O universo dos Efeitos, - Composição dos Efeitos, - Efeitos Clássicos, -Algoritmos nos Efeitos, - Ferramentas dos Algoritmos, - Algoritmo de Gain, - Algoritmo de Level, - Algoritmo de HPF & LPF, - Algoritmo de Early Reflections, - Algoritmo de Pre-Delay, - Algoritmo de Damping, - Algoritmo de Size, - Algoritmo Diffusion, - Algoritmo de Decay, - Algoritmo de Dry/Wet, - Algoritmo de Time, - Efeito de Delay, - Efeito e ECO, - Efeito Chorus, - Efeito Chamber, - Efeito Plate, - Efeito Hall, - Efeito Room, - Efeito Pitch, - Efeito Distorcion, - Efeito Tremolo, - Efeito Flanger, - Criando Salas com o Efeito, - Onde, Quando e Porque usar os Efeitos, - Criando dobras com Delay, - Criando vozes com o Pitch

*O curso é todo Apostilado! Exclusividade escola CAM!
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MICROFONAÇÃO E CAPTAÇÃO
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CARGA HORÁRIA:
DURAÇÃO
O curso tem duração de cinco dias com oito horas de aula.
CERTIFICAÇÃO
O aluno receberá um certificado de capacitação técnica no equipamento bem como sua carteirinha de identificação que o reconhece como profissional treinado no Equipamento!
PRÁTICA
As aulas são práticas envolvendo inclusive a montagem de um sistema de som para que o aluno tenha o máximo de aproveitamento sobre o equipamento unitizando todos os recursos técnicos do aparelho.

MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 vez por semana com duração de 5 dias
8 horas aula/dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

PROGRAMAÇÃO:
- A história dos Microfones; - Universo dos Microfones; - Tipos de microfones; - Microfones Dinâmicos; - Microfones Condenser; - Microfone RIBBON; - Microfones de Gravação; - Microfone de Lapela; - Microfone PZM; - Resposta de Freqüência; - Leitura do Gráfico de Resposta; - Como equalizar com o gráfico; - Equalização Artística; - Equalização Corretiva; - Cápsula de 29mm; - Cápsula de 35mm; - THD - Total Harmônic Distorcion; - Impedância; - Microfonação na TV; - Microfonação no Show; - Microfonação no Teatro; - Bum System; - Capitação Cardioide; - Capitação Super Cardioide; - Capitação Hiper Cardioide; - ShotGun; - Capitação Bi-Direcional; - Capitação Omni-Direcional; - Microfonação de Bandas; - Microfonação de Orquestra; - Microfonação de Voz; - Microfonação de Instrumentos

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
FORMAÇÃO MICROFONISTA
OBJETIVO
Este curso tem como objetivo o aprimoramento do uso e aplicação dos diversos microfones existentes no mercado! Este treinamento capacita o aluno na função de microfonista com todas as qualidades exigidas pelas empresas no mercado atual.
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GERENCIADOR DE SISTEMAS
CONHEÇA SUA PROGRAMAÇÃO
CARGA HORÁRIA:
MODULO 1 - PRESENCIAL
INTENSIVO DE 5 DIAS:
Das 08:00 as 2:00 e das 14:00 ás 18:00 (8 horas aula/dia)

MODULO 2 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 1 DIA:
Das 08:00 as 12:00 e das 14:00 ás 18:00
Aula 1 vez por semana com duração de 5 dias
8 horas aula/dia

MODULO 3 - PRESENCIAL
EXTENSIVO DE 2 DIAS:
Das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 ás 18:00
Aula 1 x por semana com duração de 10 dias
4 horas aula/dia

PROGRAMAÇÃO:
- Conhecendo o Gerenciador; - Ferramentas do INPUT; - Ferramentas do OUTPUT; - Limiter do Input; - Delay do Input; - Phase do Input; - Filtros HPF; - Filtros LPF; - Filtro Butterworth; - Filtro Bessel; - Filtro LinkWitz-Riley; - Como usar os Slopes; - Slope e suas variações; - Filtros Paramétricos; - Sistema do Crossover; - Uso dia Equalizadores; - Uso dos Limiters; - Uso dos Dynamic EQ; - Uso dos Compressores; - Acesso PAGE; - Acesso PARAMETER; - Acesso OK; - Acesso CANCEL; - Acesso COMPARE; - Acesso SETUP; - Acesso MUTE; - Acesso RECALL; - Ferramentas DELAY

O treinamento do Gerenciador tem como princípio básico ensinar todo o modo operacional do equipamento!
Tem como objetivo principal capacitar o aluno de forma que ele saiba usar corretamente todas as funções e recursos do equipamento.
O curso tem duração de cinco dias com oito horas de aula.
O aluno receberá um certificado de capacitação técnica no equipamento bem como sua carteirinha de identificação que o reconhece como profissional treinado no Equipamento!
As aulas são práticas envolvendo inclusive a montagem de um sistema de som para que o aluno tenha o máximo de aproveitamento sobre o equipamento unitizando todos os recursos técnicos do aparelho.
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